Quem Somos

O Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB) é um centro voltado para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que atua em duas áreas principais: prever, prevenir, tratar e remediar incrustações oriundas do processo de produção de petróleo e gás; e no campo de biomassa, abrangendo a área de biocombustíveis e bioprodutos, atuando na prestação de serviços em suas áreas, cursos, ensaios laboratoriais e outros.

Institucionalmente, o NAB está vinculado à Pro-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal Fluminense.

QUEM SOMOS

LINHA DO TEMPO

ORIGEM

A construção do prédio do NAB teve como origem um projeto denominado de “Implantação na UFF do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos e Produtos na área de Incrustação Química”, financiado com recursos da PETROBRAS, dentro da cláusula de investimento em PD&I. A Rede de Gerenciamento de Água da PETROBRAS, da qual fazem parte outras universidades, como UNICAMP, UFRJ, PUC-RIO, UFRN e UENF, foi a responsável pela disponibilização dos recursos, fazendo da UFF a única contemplada com esse tipo de projeto de Infraestrutura.

LINHA DO TEMPO

PROJETO ARQUITETÔNICO

O prédio foi concebido de tal maneira que ele dialogasse à altura e em harmonia com a natureza que o confronta e o circunda, como a entrada da Baía de Guanabara, o Pão de Açucar, o Corcovado e outras montanhas que são avistadas do NAB. Esta integração acontece com o patrimônio material construído, são exemplos os prédios que fazem parte do Caminho Niermeyer, a monumental e histórica Fortaleza de Santa Cruz, o Forte do Gragoatá e os prédios da UFF, que obedecem a um padrão arquitetônico estabelecido.

O prédio NAB insere-se na denominada arquitetura moderna brasileira, incorporando os conceitos preconizados pelo grande arquiteto francês, Le Corbusier, tais como, uso de brises, colunas imponentes arredondas, sem o capitel, valorização da entrada sob pilotis, as separações (paredes) afastadas da estrutura.

Área construída do NAB é 3.412 m² e no seu projeto arquitetônico foram seguidos três princípios:

Funcionalidade – concebido para atender à função de ser uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Otimização de Recursos – economia tanto nos custos de construção, quanto em manutenção. O NAB foi construído por um preço muito baixo, comparado aos valores praticados à época.

Sustentabilidade Ambiental – o prédio do NAB é de baixo custo energético, na parte diurna quase não necessita de iluminação artificial. Paredes claras, uso de janelas de vidro e boa ventilação, asseguram o baixo consumo de energia. O conforto dos ambientes são, em grande parte, obtidos por ventilação cruzada.

O NAB é uma instituição de baixo carbono e de um bem administrado sistema de consumo de água. O NAB dispõe de sistema de abastecimento de água quente por aquecimento solar, com tubos de vidro a vácuo, que assegura mais eficiência em comparação com os aquecedores tradicionais que utilizam placas pretas.

ESPAÇO DO NAB

O prédio do NAB está construído em 6 (seis) pisos, sendo que cada piso aponta para sua funcionalidade. Os pisos com suas funções são:

Subsolo – área onde está situada a Central de Análise e outros equipamentos e laboratórios. Corredor técnico ou de serviço circundante aos laboratórios. O saudável ambiente de trabalho é oferecido por um sistema de ventilação distribuída de ar.

Térreo – recepção, secretaria, sala de rede lógica e de som, auditório, sopa de apoio.

Mezanino – neste piso fica a maior parte dos componentes do sistema de ventilação e refrigeração do NAB. Neste piso estão situados os almoxarifados de serviços e o refeitório do NAB. Externamente, fica situado um terraço, de onde se pode contemplar a Baía de Guanabara e os monumentos naturais e construídos, referidos anteriormente.

Piso dos Laboratórios de Pesquisa – neste andar ficam os laboratórios de pesquisa, tanto de via úmida quanto os laboratórios instrumentais.

Piso administrativo e de atividades acadêmicas – neste piso estão situados as duas salas multiuso para cursos, treinamentos, eventos, worshops, uma biblioteca digital, sala para professores, sala de computador, museu temático.

A Biblioteca Digital do NAB (BD-NAB) é de um conceito moderno de biblioteca em que o acervo bibliografico é disponibilizado via Internet ou Intranet (arquivo digital próprio).

São as principais fontes de consulta da BD-NAB: O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, O acervo da SPE (Society of Petroleum Engineers), especializado em incrustração e corrosão, coletânea especializada em acervo próprio em PDF; acesso a bancos nacional de testes e dissertações alem de vasta possibilidade de acesso à livros, artigos completos e resumos de domínio público, seja em formato PDF, EPUB ou HTML. A BD-NAB dispõe de terminais de consulta, sistema de projeção, armários, mesas e estantes para livros e revistas especializados e sistema de projeção interativo.

LABORATÓRIOS

Central de Análise

Laboratório de estudos de CO2 e metano (mudanças climáticas)

Laboratório de Eletroanalítica